Defina o seu público alvo e só então trace as estratégias do negócio.Invista nos quesitos mais valorizados pela clientela: atendimento, limpeza, preços competitivos, variedade e qualidade nos produtos, proximidade (física e de relacionamento), serviços e setores especializados (padaria, açougue, fiambreria, laticínios e hortifruti).
Ofereça produtos saudáveis, social, cultural e ambientalmente responsáveis. Outra tendência são os alimentos de fácil preparo e os semiprontos, além das porções menores.
Exponha os produtos de maneira lógica, agrupando os itens de acordo com suas categorias. Coloque mercadorias complementares juntas: molho de tomate ao lado do macarrão e leite próximo ao cereal matinal, pó de café ao lado do filtro, por exemplo.
Marque os preços de forma visível e de fácil leitura para todos os clientes.
Substitua a palavra “fila” por “atendimento” nas placas de comunicação visual e sirva o consumidor com agilidade.
Mantenha os carrinhos sempre limpos e lubrificados, próximos à entrada, para estimular as compras por impulso.
Estabeleça um programa diário de treinamento dos funcionários.
Tenha um procedimento bem definido para concessão de crédito e para a aceitação de cheques.
Conhecimento procure conhecer o mercado profundamente para enxergar nichos inexplorados, procurando com prudência antecipar as tendências.
Credibilidade: Algumas pessoas subestimam o poder dos pequenos e essa é uma barreira que se quebra com trabalho e competência.