Notícias e
Legislações

Para assegurar o nosso compromisso, disponibilizamos esta área voltada para a publicação de novidades e textos que podem ser úteis às atividades de nossos Clientes.

Aqui você encontrará as mais diversas notícias e informações, sobre os mais variados segmentos empresarias, trazendo as últimas alterações legislativas, relacionadas a tributos em geral e outras questões que impactam diretamente no dia-a-dia dos negócios empresariais.

Também é um espaço reservado para dicas variadas, como organização financeira, economia e networking, que podem ajudar o Empresário no crescimento, desenvolvimento e consolidação de seu negócio.

LGPD

Saiba mais informações sobre a Lei nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais que traz uma série de implicações às empresas brasileiras, sobretudo quanto a privacidade das pessoas e dos clientes.

Tenha acesso também ao PDF do Guia Orientativo para Definições dos Agentes de Tratamento de Dados Pessoais e do Encarregado, desenvolvida pela ANPD - Agência Nacional de Proteção de dados. 

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Contábeis
Notícias, artigos e conteúdos

Legislações

Nos links abaixo você pode conferir as últimas publicações sobre legislações efetuadas pelo Governo do Estado de São Paulo (Secretaria da Fazenda) e do Comitê de Pronunciamentos contábeis.

RFB – Perguntas e Respostas – MPs – COVID-19

Informações da Secretaria da Fazenda - Governo do Estado de São Paulo

Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Dicas para sobreviver à crise do coronavírus (CODIV-19)

Em razão dos avanços gerados a cerca da pandemia do Coronavírus, estamos vendo muitas ações domissanitárias no sentido de gerar proteção e evitar a disseminação do vírus no Brasil.

Porém, toda essa mobilização irá gerar fortes impactos econômicos nas pequenas e médias empresas brasileiras. Sabemos que grande parte das PME’s sequer possuem controles financeiros, não fazem gestão do seu fluxo de caixa, e já sofrem os impactos disso, o que se demonstra pelo grande número de empresas que abrem e fecham as suas portas nos primeiros dois anos de vida, e pela dificuldade que as que permanecem tem em crescer.

Agora, imagine isso somado a crise que iremos enfrentar? Não há dúvidas de que devemos nos mobilizar para criar medidas contingenciais e implementar ações deixadas de lado até aqui. A primeira delas é ter controle, sem isso o seu negócio estará desgovernado, sem rumo e as chances de quebrar será muito grande.

Nosso compromisso é de evitar que isso aconteça. Por isso listamos aqui algumas medidas que podem ser implementadas imediatamente para a sua empresa enfrentar os impactos do Coronavírus.

1. É crucial ter um controle do fluxo de caixa nesse momento, saber o que entra, o que sai e gerir a sua variação diária vai permitir um controle e a necessidade de ações imediatas;

2. Cortar custos é igual a cortar a unha, avalie gastos desnecessários e implemente planos de contenção;

3. Reduza provisoriamente a retirada de capital dos sócios. Sim, também é necessário que os sócios revejam os seus gastos pessoais. Reúna a família para que em conjunto todos possam contribuir para essa redução;

4. Mantenha a transparência e a honestidade. Antes de não honrar um compromisso, entre em contato com o seu fornecedor e negocie. Isso lhe garantirá crédito!;

5. Avalie a necessidade de capital e busque linhas de crédito mais baratas;

6. Estude a necessidade de dilação de prazos ou securitização de dívidas, os principais bancos brasileiros estão prorrogando o recebimento de dívidas adimplentes em até 60 dias sem juros;

7. Entre em contato com o seu contador e avalie com ele sobre as recentes medidas do governo sobre a prorrogação do prazo de pagamento da parte federal do Simples Nacional, FGTS e outras medidas que podem impactar positivamente a sua empresa;

8. Mantenha total atenção na gestão do seu estoque, uma sugestão é a regra de 80/20, sendo que 80% da sua receita deve vir de 20% do seu estoque, portanto, não compre produtos de baixo giro nesse momento;

9. Avalie as imobilizações com aquisições de imóveis, veículos e equipamentos. A sua empresa precisará de dinheiro em caixa nesse momento.

10. Postergar, cancelar ou repactuar contratos novos ou antigos será uma ótima opção;

11. Nos casos de imóveis alugados verifique com o locador a possibilidade de negociação para dilação de prazo ou até mesmo a redução provisória do valor. Algumas empresas podem ter suas atividades interrompidas e a sua empresa pode ser uma delas;

12. Avalie o impacto da crise nas suas vendas, pois alguns setores, produtos ou serviços nesse momento podem sofrer aumento e ou redução no faturamento;

13. Avalie quais ações a sua empresa pode adotar para contribuir com a comunidade: inúmeras empresas estão adotando práticas de cooperativismo, fornecendo serviços gratuitos, estendendo o escopo dos serviços, contribuindo com informações e conteúdo relevantes para minimizar os impactos;

14. Não seja um oportunista e queira aproveitar o momento para reajustar preços, isso gera um impacto negativo para o seu negócio. Procon de vários estados estão tomando ações para acompanhar e punir atitudes como estas;

15. Mantenha suas vendas ativas e a sua equipe motivada. Não deixe de investir em marketing, apenas foque em ações que geram um retorno rápido;

16. Realize ações para demonstrar aos seus clientes que a sua empresa está tomando medidas para mitigar os impactos da crise. Como novos canais de atendimento e ações sanitárias para garantir mais segurança no ambiente.

17. Avalie a flexibilidade de horário para atendimento ao público, outros horários podem dar alternativas para que os clientes não precisem ir ao seu estabelecimento em horários de picos. Quem sabe dar preferência para atendimentos agendados;

18. Avalie outras formas para que o seu produto/serviços cheguem ao seu cliente, como fortalecer as vendas online e sugerir alternativas para que os clientes recebam produtos ao invés de terem que retirar na sua empresa;

19. Não esqueça de comunicar ao seu cliente das novas possibilidades de atendimento e de todas as ações que a sua empresa está adotando. Isso gera reciprocidade e consequentemente um marketing positivo para o seu negócio;

20. Levante o percentual das taxas cobradas pelas operadoras de cartões, algumas empresas estão com campanhas com taxa 0% para vendas. Parece pouco, mas a redução de 1% no custo variável gera um alto impacto na geração de caixa da sua empresa;

21. Fato novo, dinheiro novo, fato velho dinheiro velho! Manter as mesmas ações de vendas, e políticas comerciais podem engessar o aumento do seu faturamento e a consequente geração de caixa. Para aumentar vendas use a criatividade e crie fatos novos, novas ações de marketing, novos formas de apresentar os produtos, novas abordagens, enfim, é hora de pensar em novas estratégias;

22. Avalie e se possível implemente uma política de home office durante esse período;

23. Pessoas do grupo de risco como doentes, gestantes e idosos devem ser priorizados para modalidade de trabalho home;

24. Reúna a sua equipe e em conjunto avaliem rotinas, processos, infraestrutura e políticas para o trabalho remoto. Priorize setores que já estão preparados;

25. Junto com a equipe de T.I e a empresa de software verifique quanto a possibilidade do acesso remoto, questões de segurança e a rastreabilidade dos dados e informações;

26. Caso haja impossibilidade de trabalho remoto adote horários alternativos para entrada, intervalo e saída dos colaboradores, isso evitará a utilização do transporte público em momentos de maior aglomeração e a circulação em restaurantes em horários de pico;

27. Instrua a sua equipe quanto a medidas de higiene e desinfecção de acordo com as orientações das autoridades sanitárias;

28. Disponibilize álcool gel, reforce a limpeza e a desinfecção do ambiente, além disso convoque a equipe para contribuir com a manutenção do ambiente limpo;

29. Em conjunto com o seu RH ou empresa de contabilidade que presta esse serviço para a sua empresa informe-se sobre as questões legais do teletrabalho, home office, férias, controle de horário e demais formalizações das ações e políticas que serão adotadas;

30. Prorrogue viagens ou serviços externos que podem expor os seus colaboradores;

31. Execute reuniões remotas, hoje temos várias ferramentas que permitem muita produtividade nessa modalidade;

Onde você quer chegar?

Após dois anos de vigência da reforma trabalhista, que trouxe a prevalência do negociado sobre o legislado, a importância da negociação esta cada vez mais em alta. Sugerimos que o Gestor (independente do tamanho da empresa) procure aprimorar seus conhecimentos e habilidades comportamentais nas relações humanas, através de uma comunicação simples e objetiva, bem como seus exemplos, fazendo com que a equipe e a empresa tenham propósitos e objetivos comuns na conquista do sucesso para o bem viver e conviver.

ONDE VOCÊ QUER CHEGAR? COMO VOCÊ QUER CHEGAR?
QUANDO VOCÊ QUER CHEGAR?

Depois de um período de incerteza, os sinais de melhora da economia começam a refletir diretamente em uma importante área das empresas: o departamento financeiro. Enquanto nos períodos mais críticos de instabilidade o principal objetivo da área era o corte de custos – o que levou ao aumento de demanda em funções de reestruturação de dívidas e controle de finanças internas – agora ganham relevância as áreas que geram valor aos negócios, ampliando as oportunidades para as posições mais próximas da área comercial, colocando profissionais mais estratégicos em evidência. Uma das consequências mais perceptíveis desse cenário é que vagas de nível sênior, que haviam sido ocupadas por profissionais mais juniores, voltam a ser oferecidas para pessoas mais qualificadas e experientes.

REFORMA TRABALHISTA - A Lei nº 13.467/17 que entrou em vigor no dia 11/11/2017, que alterou também as Leis nºs 6.019/74 (trabalho temporário), 8.036/90 (FGTS) e 8.212/91 (Seguridade Social). De forma resumida quer dizer basicamente o seguinte: Respeitando os direitos do trabalhador mencionados em nossa Constituição Federal, o acordado entre empregador e empregado, sobreporá ao legislado. Vamos continuar pesquisando, estudando e atualizando sobre a matéria.

Armazenamento do Arquivo em XML das NF-e emitidas e recebidas.
O contribuinte deve manter em boa guarda e ordem todos os arquivos a disposição para fiscalização durante um período de 6(seis) anos, conforme determina o artigo 13º da Portaria CAT 162/2008, sob pena de multas. Sugerimos atualizar seu cadastro junto aos fornecedores e prestadores de serviços e divulgue seu endereço de e-mail para receber os arquivos em XML, e monitore cada operação com relação ao arquivo. O DANFE NÃO É NOTA FISCAL ELETRÔNICA.

A MINHA PALAVRA DO ANO DE 2020 É:
Quais são suas 3 palavras para o ano de 2020?. Palavras essas que você irá trabalha-las em você com diligência Salomonica durante todo o ano nas 24 horas de cada dia. Se assim o fizer com total certeza no final de 2020 você estará melhor que em 2019, 1, 2, 3 degraus a mais terá avançado em sua evolução. Lembre-se: Teremos várias vezes o mesmo motivo, mas jamais teremos o mesmo momento! Olhe com atenção os momentos na sua vida pessoal, familiar/casamento, profissional e social.

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Pois o que temos eleitos nos poderes, representam na medida EXATA o espelho da sociedade, pois costumamos VOTAR em quem se parece com a gente.

Carta de Abraham Lincoln